Qual é melhor atitude em caso de um possível ataque de cão?
Correr não ajuda em nada, pelo contrário, vai estimular mais ainda o extinto de caça do cão. Para não ser atacado, o ideal é ficar em "posição de árvore", como explica a veterinária Ceres Faraco, doutora em psicologia. A especialista conta que a pessoa deve ficar totalmente imóvel, com as pernas fechadas, de frente para o cão. Os braços precisam estar para cima, evitando que o cão possa mordê-los. Também é altamente recomendado que se olhe para o alto, evitando contato visual com o animal. "Ao se encarar o cachorro, este pode interpretar o olhar como um desafio", afirma.
A principal função da “posição de arvore” é ficar grande perante o cão. Com isso ele vai ter receio de um rival bem mais alto que ele. Cuidado, não fique de costas para ao cão. Quando você dá as costas, ele se sente mais confiante e pode fazer o ataque.
Claro que, para evitar o instinto de correr, é preciso ter sangue frio. Especialmente porque a posição de árvore só faz sentido se o cão tiver o que Ceres chama de "comportamento estável". “Esse movimento de caça é normal, mas alguns cães são imprevisíveis, por problemas de origem psicológica", pondera. Ceres destaca que isso não tem relação com as raças caninas. Existem, por exemplo, pit bulls mansos e labradores violentos.
Em último caso você pode fazer a “posição de árvore”, com os braços bem altos, com as mãos em posição de garras voltadas para o cão e dê um grito bem forte, intenso e longo. Muitas vezes isso é suficiente para afugentar o bichano. No mínimo ele vai pensar duas vezes antes de continuar o ataque.
Leia Reportagem do Terra sobre estatística de ataques de animais.
Por favor ajude clicando nos links patrocinados ====►
---------------------------------------------------------------
Criptomoeda enquanto você passeia na internet.
------------------------------------------------------------
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu recado, dúvida ou sugestão.