Os gatos NÃO SÃO TRAIÇOEIROS e NÃO SE APEGAM SOMENTE AO LOCAL. Eles são vitimas de diversos preconceitos, que são mantidos por pessoas que na imensa maioria das vezes nem ao menos possuem um gato para compreender as suas necessidades e características. Neste texto vou falar sobre a vida dos gatos, para que possamos compreender como eles nos enxergam e porque eles fazem o que fazem.
Ciclo cicardiano – os gatos são animais com hábitos noturnos. É durante a noite que eles caçam e socializam. Porem, isso não significa que ele só durma durante o dia e só fique acordado durante a noite. Eles dormem varias vezes durante o dia. Portanto, você pensa que seu gato é preguiçoso, mas a verdade é que ele está mais ativo justamente quando você está dormindo.
Alimentação – Gatos são caçadores solitários que capturam pequenas presas e as consomem, com preferência a vísceras. Caçam por emboscada e são extremamente focados. Por isso é importante que o alimento especifico pra gato seja oferecido em diversas porções durante o dia e a noite.
Socialização – Machos – formam grupos de animais mais fortes que dominam uma determinada área e tem “passe livre”. Fazem reuniões em certos pontos, onde medem forças e se testam estabelecendo quem pode ou não ficar por ali. Este comportamento é tão característico, que é retratado em desenhos animados como no TOPCAT, no Brasil conhecido com “a turma do Manda Chuva”.
Gatos novatos são perseguidos e expulsos, até que provem que merecem estar naquele grupo, porém brigas mais claras são evitadas, porque por mais fraco, eles estão bem armados e podem se machucar gravemente. Mas machucados leves são comuns, já que estão em constante prova.
Caso um dos membros aparentar doença ou fraqueza, automaticamente será atacado pelos outros, até que prove ser “digno”.
Fêmeas – Formam grupos mais voltados a cuidar das crias. Passam também por provações dos grupos, mas por motivos sexuais são mais toleradas.
Ambos os sexos – É interessante notar que mudanças físicas, como mudança de cheiro ou tosa, deixam os animais diferentes e isso pode ser interpretado, pelos companheiros de área, como uma fraqueza ou doença. Por isto, é comum que gatos sejam atacados após os banhos. Alguns sabem muito bem disso, portanto ficam mais caseiros após estas mudanças, ate que volte a uma aparência que eles julguem “normal”.
Eles também fazem alianças. Pares ou trios podem se juntar, viver juntos e se proteger. São irmãos, convivem na mesma área. Dormem próximos e um cuida da segurança do outro. É uma amizade, literalmente, pode ocorrer com animais de sexo diferente.
Eles também se comunicam com diversos sinais, como cheiro exalado por glândulas entre os dedos e do lado da orelha e por marcas físicas deixadas em madeira, por exemplo.
Territorialidade é um ponto chave e de extrema importância. Como vimos, os felinos são extremamente territoriais. Consomem muito recurso natural (ratos, insetos e etc), eles realmente gostam muito da sua área e se sentem seguros lá, já que conhecem os esconderijos, inimigos, locais de facilidades (como alimentos), e etc. Por isso que eles estressam quando saem do seu lar. É fácil entender porque: se coloque no lugar da vida de gato. Você dorme mais de 12 horas por dia. Tem uma gangue que você tem que ganhar o respeito e que vai te perseguir caso você não se adéque. É exatamente por isso que gatos castrados e de apartamento se adaptam muito melhor a mudanças, apesar de também não gostarem delas.
Estrutura familiar – Os machos e fêmeas se relacionam por compartilharem territórios e com interesses sexuais. As fêmeas se juntam em grupos que cuidam de filhotes, formando uma “creche”. Os filhotes treinam como caçar e como brigar. Como são animais naturalmente caçadores e curiosos, de acordo com o crescimento, eles vão se afastando do núcleo de filhotes e inicia sua vida adulta.
Texto retirado de http://fabiopx.wordpress.com/
.
.
Por favor ajude clicando nos links patrocinados ====►
---------------------------------------------------------------
Criptomoeda enquanto você passeia na internet.
------------------------------------------------------------
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu recado, dúvida ou sugestão.