Algumas raças de cães têm maior propensão a diabetes: Poodle, Dachshund, Schnauzer Beagle, Cocker,Fox Paulistinha, Pinscher, Rotweiller. Nos gatos, a disfunção tem sido diagnosticada em raças mais populares, como o siamês, por exemplo.
Sintomas: Emagrecimento, o animal urina e bebe mais água que o normal, aumento do apetite (apesar de comer mais, ele continua emegrecendo)
As causas principais são predisposição genética, organismo mais debilitado, pancreatite e fatores de resistência à insulina, como a obesidade. Diabetes acomete principalmente animais idosos, sedentários e obesos.
Tratamento: A insulinoterapia(dose de insulina), combinada a uma alimentação adequada, é o tratamento de escolha para cães e inicialmente para felinos. As insulinas de ação intermediária (NPH ou Lenta) ou longa (Ultralenta) são utilizadas no tratamento de longo-prazo do animal com diabetes. Geralmente, todos os cães são insulino-dependentes e vão precisar de insulina o resto de suas vidas. Geralmente são necessárias duas aplicações ao dia e o tratamento é bastante individualizado. Uma parcela dos felinos pode ser tratada com anti-diabéticos orais ou mesmo dieta e exercícios (um quadro semelhante ao diabetes tipo 2 do ser humano). Existem rações comerciais especiais para animais com diabetes. Além do tratamento, os pacientes são avaliados quanto a outras doenças que podem ser associadas, como hipertensão arterial e infecções, principalmente do trato urinário.
Importante: É de extrema importância para o sucesso do tratamento, o comprometimento do dono com seu animal para dar a medicação e alimentação conforme a orientação do veterinário.
Imagem GettyImages
Por favor ajude clicando nos links patrocinados ====►
Por favor ajude clicando nos links patrocinados ====►
1 comentários:
Existe algum aparelho de uso domestico para coleta do sangue, sem ser a seringa????
Postar um comentário
Deixe seu recado, dúvida ou sugestão.