quinta-feira, 10 de maio de 2012

DERMATOZOONOSES - Dermatopatias entre pets e homens



DERMATOZOONOSES
Dermatozoonoses são doenças cutâneas transmitidas de animais para humanos, sendo prevalentes em regiões tropicais e subtropicais, consideradas entre os três primeiros distúrbios tegumentares mais comuns entre a população, afetando adultos e crianças. Além disso, trata-se de uma enfermidade ocupacional afetando veterinários, estudantes em graduação, técnicos e profissionais que atuam no ramo em contato direto com animais.

Figura 1: Dermatopatia disseminada em cão de provável etiologia fúngica 















DERMATOFITOSES:
As dermatofitoses são infecções micóticas superficiais causadas pelos fungos pertencentes aos gêneros Microsporum, Epydermophyton e Trichophyton, categorizados como queratolíticos, determinandodermatopatia de curso subagudo ou crônico. Entre eles, o mais comum em cães e gatos é o Microsporum canis, correspondendo a aproximadamente 90% dos casos. Ressalta-se também que aproximadamente 8% dos cães e 88% dos gatos carreiam assintomaticamente seus esporos. Tal fato está correlacionado a dados estatísticos que remetem ao M. canis como responsável por aproximadamente 15% das dermatofitoses humanas.



ESPOROTRICOSE:
Doença micótica causada pelo Sporothrix schenkii, afetando múltiplas espécies de mamíferos e humanos. Enfermidade de caráter granulomatoso e de curso subagudo a crônico. Atinge o tecido cutâneo, subcutâneo e linfático adjacente, podendo também manifestar-se sistemicamente. A infecção ocorre mecanicamente pelo implante traumático ou contaminação de soluções de continuidade. Em humanos está associada a acidentes de mordedura, arranhadura ou picada de animais carreadores assintomáticos, uma vez que o fungo é geofílico e pode viver saprofiticamente.


Sarcoptes scabiei var. canis  (dog scabies mite)
ACARÍASE SARCÓPTICA:
É causada pelo Sarcoptes scabiei. Trata-se de uma dermatose parasitária não sazonal determinandointenso prurido que tem o cão como hospedeiro preferencial. Transita em várias espécies causando lesões tegumentares em felinos e humanos, sendo as lesões em animais ocorridas em áreas glabras da pele e se caracterizando por hiperqueratose nas bordas de orelha, superfícies articulares e lesões pápulo-crostosas e eritematosas no abdômem.


DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico definitivo das dermatozoonoses é laboratorial. Exames através de microscopia direta de raspados e secreções, cultivo microbiológico e análises cito e histopatológicas evidenciam os agentes envolvidos, definindo assim a etiologia da doença. Vale lembrar a importância do diagnóstico diferencial que inclui dermatopatias de origem endócrina/metabólica além de hipersensibilidade/atopia.Atenção especial deve ser também destinada aos fatores predisponentes como doenças imunossupressoras, ambiente e hábito de vida do animal, com o propósito de instituir além da terapêutica específica, medidas de controle e prevenção das doenças.



---------------------------------------------------------------
Conheça o CriptoTab . O navegador que te dá
Criptomoeda enquanto você passeia na internet.
 ----------  Link do site oficial AQUI  --------------
------------------------------------------------------------

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu recado, dúvida ou sugestão.