quarta-feira, 23 de junho de 2010

Toxoplasmose


A toxoplasmose é uma protozoose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos e aves, bovinos animais silvestres, cães e gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos.

O gato está relacionado com a produção e eliminação dos oocistos (ovos). Ele ingere os cistos que estão nos tecidos dos ratos, lagartixas, pássaros e baratas, e passa a eliminar nas fezes os ovos (oocistos). Estes ovos têm que esporular no meio ambiente antes de se tornarem infectantes; este processo demora de 1 a 5 dias após a excreção, dependendo da temperatura e umidade do meio ambiente.

Os gatos, após terem se infestado pela primeira vez, desenvolvem imunidade e em uma nova contaminação não eliminam mais oocistos (ovos). Acredita-se que só 1% da população felina esteja eliminando oocistos.

Os gatos têm o hábito de limpar-se, não deixando restos de fezes pela pelagem, e enterram seus excrementos. A possibilidade de contaminação dos seus proprietários é mínima ou inexistente. Acariciar um gato, o tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou aranhões do gato também não transmitem toxoplasmose.

A contaminação no homem acontece principalmente devido ao consumo de leite em natura (sem pasteurização), fundamentalmente de cabra e de vaca, carne crua ou mal cozida, de boi, coelho e principalmente de suíno, água contaminada em lugares onde não há saneamento básico, areias e terras contaminadas com fezes de animais doentes.

Um teste positivo para toxoplasmose de um gato ou de uma pessoa não quer dizer que esteja doente; somente com a repetição após 2 a 4 semanas e aumento deste titulo significa que estão doentes. Um resultado positivo só significa que provavelmente estejam imunes.

Não é recomendável o uso de microondas para o cozimento de carnes já que o calor não consegue fazer o cozimento por igual; a temperatura ideal para cozimento de carnes é 67C.

Frutas e verduras devem ser bem lavadas; não se deve experimentar carne crua ou embutidos em fase de maturação. O modo de contaminação mais comum é ingerindo carne mal cozida e contaminada. Lave sempre as mãos após manuseio de carnes cruas e contato com animais. Lave também os utensílio que tiveram contato com carne crua.

Não dê carne crua, vísceras ou ossos para seu bichano.

Também não podemos esquecer-nos de controlar as baratas, que também contaminam os alimentos.

Toxosplasmose existe em todo o mundo. Mais de metade da população, mesmo em países desenvolvidos, tem anticorpos específicos contra o parasita, o que significa que está ou já esteve infectado (o que não significa que tenha tido os sintomas da doença, pode ter tido a infecção assintomática).

É importante que as mulheres grávidas façam o exame que detecta se elas são imunes a toxoplasmose e evitem contato com fezes de gatos, o contato com as fezes transmite a doença e não o contato com o gato, ou seja, apesar de alguns médico dizerem para as mulheres grávidas se desfazerem de seus gatos, não há necessidade.

Por favor ajude clicando nos links patrocinados ====►



---------------------------------------------------------------
Conheça o CriptoTab . O navegador que te dá
Criptomoeda enquanto você passeia na internet.
 ----------  Link do site oficial AQUI  --------------
------------------------------------------------------------

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu recado, dúvida ou sugestão.